Túnis, Tunísia (PANA) - Quatorze instituições bancárias locais contribuíram para a mobilização de um empréstimo sindicalizado no valor total de 465 milhões de dólares americanos a favor do Estado tunisino, soube a PANA de fonte oficial.
Num comunicado, o Ministério tunisino da Economia, Finanças e Apoio ao Investimento anunciou quarta-feira que este empréstimo visa apoiar o orçamento do Estado com recursos aprovados pela Lei das Finanças para o ano 2021.
O prazo do empréstimo é de cinco anos e distribuído da seguinte forma: 150 milhões de dólares americanos e 260 milhões de euros, especificaram a mesma fonte.
A operação foi empreendida pelo Ministério das Finanças, que pediu aos bancos que se subscrevessem, lembra-se.
Com um défice previsto de mais de seis por cento, o orçamento do Estado tunisino para 2021 planeia contrair empréstimos até 7,2 biliões de dólares americanos, em particular através de euro-obrigações ou da emissão de "sukuks" (título financeiro islâmico, semelhante a uma obrigação convencional).
Enquanto a maior parte do empréstimo está planeado para o exterior, prevê-se que cerca de 2,2 biliões de dólares sejam angariados internamente, com o fito, segundo autoridades competentes, de relançar uma economia afetada por vários anos de crise e pela pandemia do coronavírus (covid-19).
-0- PANA YY/IN/IS/DIM/DD 11fevereiro2021