Agência Panafricana de Notícias

Enterrados restos mortais de jornalista e administrador da ANGOP

Luanda, Angola (PANA) - Os restos mortais de Joaquim Espírito Santo Camati, jornalista e administrador executivo da Agência Angola Press (ANGOP), foram a enterrar este domingo, no Cemitério do Alto das Cruzes, na capital angolana, Luanda.

Joaquim Camati morreu na manhã de sexta-feira, em Luanda, na Clínica Sagrada Esperança, onde estava internado em consequência de um cancro no pâncreas.

No elogio fúnebre, o administrador executivo da ANGOP para Área de Marketing, Josué Isaías, destacou que Angola "perdeu um dos guerreiros pela dignificação da profissão e um dos operários dos caboucos do jornalismo pós-independência".

Ressaltou ainda que Joaquim Camati foi um dos edificadores da grande agência africana, que é hoje a ANGOP, que "tinha ainda muito por transmitir à nova geração de profissionais da comunicação social".

Nascido a 1 de Agosto de 1957, no município de Ukuma, na província central angolana do Huambo, Joaquim Camati ingressou nos quadros da ANGOP em 23 de Abril de 1979.

Entre os vários cargos que exerceu, ele foi chefe do Desk Exterior Inglês, da Divisão África, da Divisão Económica e do Desk Exterior Português.

Foi também delegado da ANGOP em Londres (Reino Unido) e adido de imprensa junto da Missão Diplomática de Angola na Etiópia e na União Africana (UA), em Addis Abeba.

Foi nomeado membro do Conselho de Administração da ANGOP em 2010.

-0- PANA IZ 18maio2014