Enorme explosão abala cidade sul-africana de Joanesburgo
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – Uma enorme explosão ocorreu na madrugada da quarta para quinta-feiras no centro da cidade sul-africana de Joanesburgo, o que a levou a ser declarada "zona sinistrada", soube a PANA de fonte oficial.
O epicentro da explosão subterrâneo está na rua Lilan Ngoyu, uma rua muito frequentada por táxis.
Uma pessoa morreu e várias outras ficaram gravemente feridas, e numerosos veículos capotaram, estando a zona cercada enquanto um pessoal de emergência está a remover escombros.
O primeiro-ministro de Gauteng, Panyaza Lesufi, declarou esta quinta-feira que os feridos estão a ser tratados nos hosptais Charlotte Maxeke, numa chamada clínica Hillbrow, nuns hospitais ditos Garden City e Mulbarton.
"Quero tranquilizar os cidadãos da cidade de Joanesburgo, dizendo-lhes que o Governo, por intermédio da sua administração, está no terreno e que respondemos eficazmente aos desafios à medida que eles se apresentam”, disse Lesufi, frisando que as causas da explosão ainda não foram esclarecidas.
De acordo com o diretor da cidade, Floyd Brink, a zona continua a ser arriscada e avaliadores estão no terreno para inspetar a integridade estrutural de edifícios a fim de evitarem outras catástrofes.
Egoli Gas, que fornece gás a vários milhares de clientes no centro da cidade, declarou que nenhuma fuga do gasoduto foi detetada.
-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/FK/DD 20julho2023