Agência Panafricana de Notícias

Engenheiro italiano raptado em Tobrouk no leste da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Um engenheiro italiano foi raptado sábado em Tobrouk (extremo nordeste da Líbia), anunciou a Autoridade de Execução de Projetos, um órgão estatal que precisou que o veículo a bordo do qual ele circulava, foi encontrado abandonado a beira estrada.

Trata-se de John Luka, empregado da empresa italiana Enrico Ravanelli encarregada das obras de execução de projetos de infraestrtura básicas no bairro al-Hadeiq em Tobrouk e que, segundo o jornal eletrónico al-Wassat, sofre de diabete e precisa de doses de insuline de forma permanente.

Os serviços de segurança intensificaram as buscas em Tobrouk com o apoio dos habitantes da cidade onde as fotos do desaparecido foram distribuídas, sublinhou.

É o primeiro caso de rapto em Tobrouk relativamente poupado pela violência prevalecente nas localidades orientais da Líbia desde a destituição, em 2011, do regime de Muamar Kadafi no termo da fatal insurreição armada que durou mais de oito meses.

No início de março corrente, um engenheiro francês foi friamente assassinado em Benghazi , berço da revolução líbia e palco duma onda de violências, lembrou.

As novas autoridades de transição têm dificuldades, três anos após a revolução líbia, para formar um Exército e uma Polícia capazes de manter a ordem e a estabilidade do país onde circulam vários milhões de armas provenientes do comflito.

Poderosas milícias armadas, que combateram contra as tropas de Kadafi, recusam-se a depor as armas e estão a desafiar o Estado, contribuindo assim para perpetuar o caos de segurança no país.

-0-PANA/BY/BEH/FK/IZ 23 março2014