Agência Panafricana de Notícias

Empresas pró-Russia em África sob sanções dos Estados Unidos

 

Washington, DC, Estados Unidos (PANA) - Uma entidade baseada na Rússia e uma outra baseada na República Centro-Africana estão sob sanções americanas pelos seus esforços para promover "atividades malévolas" do grupo Wagner apoiado pela Rússia em África, soube a PANA de fonte oficial.

Segundo um comunicado do Departamento de Estado (Ministério dos Negócios Estrangeiros) dos Estados Unidos), publicado sexta-feira última, as empresas alvejadas são Bois Rouge e Broker Expert.

Elas "desempenharam um papel importantes no apoio à Federação Russa, procurando a tirar ganhos monetários da extração de recursos ilícitos e fornecendo um apoio logístico a elementos das atividades comerciais comerciais do grupo Wagner, associadas à empresa de Yevgeniy Prigozhin, ex-proprietário do grupo Wagner, morto em agosto de 2023 na explosão de umPolítica avião na Rússia."  

A ação de sexta-feira reflete o compromisso dos Estados Unidos de porem cobro à presença prejudicial e desestabilizadora do grupo Wagner em África, indica o documento.

"Continuaremos a utilizar os meios de que dispomos para impedirmos Putin (Vladmir, Presidente russo) de armar e equipar a sua máquina de guerra. A Rússia sempre procura a tirar partido destas sociedades filiadas no Wagner para conseguirem receitas suplementares no estrangeiro", indignou-se Brian E. Nelson, sub-secretária de Estado americana para o Tesouro encarregue do terrorismo e da informação financeira, citada no documento.

O objetivo do Wagner é, segundo a fonte, promover os seus interesses em Afrique, muitas as vezes em detrimento das comunidades locais.

"Os Estados Unidos continuam concentrados na perturbação das redes que permitem atividades ilícitas  e desetabilizadoras da Rússia em África", afirmou o Departamento de Estado americano. 

-0- PANA MA/MTA/IS/DD 10março2024