Agência Panafricana de Notícias

Empresas privadas autorizadas a produzir energia elétrica na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – A Comissão de Regulação da Eletricidade da Nigéria (NERC) acaba de emitir licenças para duas empresas privadas autorizando-as para produzir 590 megawatts (MW) de eletricidade a partir da energia solar e do gás.

Num comunicado transmitido quinta-feira última à PANA em Lagos, a NERC identificou as duas empresas, designadamente a KVK Power Nigeria PVT Limited e a Aluminium Smelter Company of Nigeria (Ascon).

Explicou que a KVK Power será situada em Yabo, no norte do Estado de Sokoto, acrescentando que esta última preencheu os requisitos a fim de garantir 50 MW de licença de produção sem objeção do grande público à sua aplicação.

O comunicado da NERC declarou igualmente que o pedido da ASCON para uma licença de produção da eletricidade com uma central de gás de 360 MW em Ikot Abasi, no Estado de Akwa Ibom, na província do Delta do Níger, no sul do país, e uma licença com uma potência cativa de 180MW de produção, na mesma zona, já foram aprovados e publicados.

« O nosso sistema consiste em fazer com que qualquer pessoa autorizada esteja em condições de realizar a construção cabalmente. Dizemos aos titulares de licenças que vamos apoiá-los na medida do possível para os ajudarmos progredirem”, declarou o presidente da NERC, Sam Amadi, citado no comunicado.

As duas licenças emitidas pela NERC elevam a seis o número total deste tipo de documentos disponibilizados até ao momento.

-0- PANA SB/SEG/MTA/BEH/FK/DD 28fev2015