Agência Panafricana de Notícias

Empresas informáticas "escandalosas" denunciadas na Nigéria

Lagos- Nigéria (PANA) -- O Congresso para a Ação da Nigéria (ACN, oposição) denunciou domingo a designação por ex- responsáveis desacreditados de empresas reputadas de "escandalosas" para fornecer material informático à Comissão Eleitoral Nacional Independente (INEC).
Num comunicado divulgado domingo em Lagos, o ACN indicou que destas empresas, escolhidas por responsáveis desacreditados da antiga Comissão para inscrições nas listas eleitorais constituem "uma armadilha" para o novo presidente da INEC, Attahiru Jega.
Algumas delas tinham sido designadas para fornecer material informático para as inscrições as listas eleitorais de 2007, indica a nota sem as especificar.
O ACN aconselhou o responsável da INEC a não escolher "fornecedores pretensamente competentes" para estas atividades.
"Se houver um problema no desenrolamento das inscrições nas listas eleitorais, devido à incompetência destas empresas pré- selecionadas, então as eleições de 2011 já estão comprometidas.
Então Jega deverá assumir a inteira responsabilidade", sublinhou o partido da oposição.
Efetivamente, a emprensa local relatou largamente que a maioria destas empresas incompetentes foi financiada por membros da INEC ou por responsáveis mais influentes do Governo.