Agência Panafricana de Notícias

Empresas americanas obtêm contrato de $ 206 milhões para eletrificar Tanzânia

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) – As empresas norte-americanas Symbion Power e Pike Electric obtiveram um contrato de 206 milhões de dólares americanos para instalar cerca de mil 600 quilómetros de linhas elétricas em seis províncias tanzanianas, anunciou-se oficialmente esta segunda-feira na capital tanzaniana.

O contrato que permitirá abastecer eletricidade a mais de 330 comunidades tanzanianas atualmente sem luz foi vencido num concurso público no quadro do compacto do Millenium Challenge Corporation (MCC) concluído pelos Estados Unidos com a Tanzânia para investimentos infraestruturais nos setores dos transportes, da energia e da água.

Segundo o diretor adjunto local do MCC, Matthew Kavanagh, o Compacto MCC concluído com a Tanzânia está fixado em 698 milhões de dólares americanos, sendo assim, na avaliação do Governo norte-americano, o maior e o mais ambicioso.

A Symbio Power está igualmente em parceria com a Alstom Grid para fornecer transformadores elétricos nas mesmas seis regiões bem como na ilha de Zanzibar.

Os cortes elétricos são uma fonte de frustração e perdas de receitas para várias empresas nas províncias visadas.

Mas os investimentos combinados na distribuição e transmissão terão um impacto maior nas famílias e empresas ao fornecer uma fonte de eletricidade mais fiável e de melhor qualidade, segundo o diretor local do MCC.

-0- PANA AR/SEG/NFB/JSG/FK/IZ 21março2011