Agência Panafricana de Notícias

Empresários europeus em Cabo Verde criam associação para facilitar investimentos

Praia, Cabo Verde (PANA) – Um grupo de empresários de países europeus sediados em Cabo Verde vão constituir uma associação destinada a facilitar o diálogo com as entidades competentes, com vista a melhorar e promover o clima de investimento no arquipélago, apurou a PANA na capital cabo-verdiana de fonte empresarial.

Num encontro com o primeiro-ministro José Maria Neves, a comissão instaladora da Associação Empresarial Europeia em Cabo Verde (AEECV) apontou a a energia, água, os transportes aéreos e marítimos, sistema fiscal e aduaneiro, como alguns dos obstáculos que eles enfrentam mas que querem ultrapassar com a criação de uma entidade representativa da classe.

Em declarações à imprensa no final do encontro com o primeiro-ministro, o empresário português Jorge Nascimento, que preside à comissão instaladora da AEEC, afirmou que a associação vai estar em sintonia tanto com o Governo com a União Europeia para se encontrar a melhor forma eh driblar e remover alguns dos obstáculos apontados.

O empresário reconhece que, apesar dos constrangimentos e da situação económica que “não nfavorável”, as condições básicas para investir em Cabo Verde já existem, pelo que “a nossa ideia principal é tentar angariar o máximo possível de empresários no espaço económico europeu e convidá-los a vir a Cabo Verde investir”.

Jorge Nascimento reconheceu que, para isso, é necessário criar boas condições para que os empresários europeus possam “vir, poder investir, ficar e ter continuidade no futuro”.
O presidente a comissão instaladora da AEECV, que tem o apoio dos estados membros da União Europeia e da Comissão Europeia, anunciou que o primeiro-ministro cabo-verdiano garantiu que “há avanços significativos” para a remoção dos obstáculos que vem sendo apontados pelos investidores estrangeiros no arquipélago.

-0 PANAIZ– CS – 20 nov 2013