Agência Panafricana de Notícias

Empresários angolanos visitam Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - Uma delegação empresarial angolana iniciou uma visita de prospeção do mercado cabo-verdiano nas áreas portuária, industrial e imobiliária, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte segura.

A missão, chefiada pelo administrador municipal de Viana, José Moreno, e que inclui 14 empresários angolanos, desloca-se a Cabo Verde no âmbito de um protocolo de geminação entre aquele município angolano e o cabo-verdiano de Santa Cruz, na ilha de Santiago.

A deslocação desta delegação angolana, entre 02 e 09 de fevereiro, é encarada com grandes expectativas pelas autoridades do município de Santa Cruz, que querem atrair o interesse dos empresários para o investimento nos setores industrial, imobiliário e turístico e outros projetos há muito protelados como a construção de uma fábrica de cimento, um porto na cidade de Pedra Badejo e a conclusão do Estádio Municipal local.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Orlando Sanches, disse acreditar que o seu município poderá acolher a primeira Zona Económica Especial (ZEE) - centro internacional de negócios - da região norte da ilha de Santiago, daí que um dos principais propósitos dessa missão empresarial angolana é discutir com as autoridades nacionais o financiamento e a infraestruturação dessa ZEE.

Para além de prospetar eventuais investimentos no município de Santa Cruz, a delegação empresarial angolana vai reunir-se, na cidade de Pedra Badejo, na próxima quarta-feira com todos os autarcas das ilhas de Santiago e do Fogo, devendo igualmente deslocar-se às ilhas de Maio e de São Vicente.

Encontros com o primeiro-ministro, José Maria Neves, o ministro da do Turismo Indústria e Energia e responsáveis da Cabo Verde Investimentos e das Câmaras de Comércio estão também na agenda dos empresários angolanos, que já manifestaram a vontade de ter Cabo Verde como destino dos seus investimentos.

Na visita que efetuou, no passado mês de dezembro, a Angola o presidente da Câmara municipal da Santa Cruz disse que um dos pontos de geminação com o município de Viana, em Luanda, consiste no intercâmbio empresarial que visa o desenvolvimento de ambos os países.

Orlando Sanches falava à imprensa quando acabava de participar num encontro empresarial entre a sua delegação e a de Viana e depois da visita de alguns empreendimentos na Zona Económica Especial (ZEE) daquele município angolano.

-0- PANA CS/TON 03jan2014