Empresário investe cerca de $ 1 milhão em infraestruturas no sul de São Tomé e Príncipe
São Tomé, São Tomé e Príncipe-(PANA) - Um empresário canadiano prometeu investir um milhão e 300 mil dólares americanos na construção de infraestruturas hoteleiras e comerciais na zona franca Malanza, no sul de São Tomé, soube a PANA de fonte oficial.
Para o efeito, um contrato de conceção de terras foi rubricado quarta-feira, pelo empresário canadiano, Shehab Shanti, e o primeiro- ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, segundo a fonte.
Nesta extensão de 198 hectares de terra, o empresário canadiano, Shehab Shanti, prometeu construir hotéis, universidades, centros comercias e hospitais.
Na ocasião, Jorge Bom Jesus declarou que o projeto visa "alavancar a economia criar empregos e riquezas."
“Estamos no quadro da pandemia. Nos temos que assegurar a economia por isso, temos que começar a trabalhar no plano de retoma económica”, acrescentou.
“Zona franca Malanza é uma luz no fundo do túnel, no sentido de mudarmos o paradigma e virarmos uma nova página“, enfatizou o chefe do governo são-tomense.
Por sua vês, o diretor da Agência de Investimento Privado (APCI), Rafael Branco, indicou que, com a materialização deste projeto, se abre uma nova oportunidade de negócios dentro e fora do país.
A construção do Porto em Águas Profundas deixou de ser uma miragem, regozijou-se Rafael Branco.
A ideia ficou para atras em 2008 a 2010, devido à falta de ação do Estado e de empenhamento aliada à crise financeira que assolava o mundo na altura, segundo o primeiro-ministro.
O contrato assinado entre as duas partes, segundo Rafael Branco, abre possibilidades para que o investidor possa trazer outros para idealizar o projeto.
Assegurou que, para além do emprego, ficou estabelecida a criação de um fundo para a concretização do empreendimento.
-0- PANA RMG/DD 1abril2021