Empresário e opositor mauritano regressa do exílio
Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Abdel Ghoudous ould Abeidna, célebre empresário e opositor mauritano, regressou do exílio, soube-se no fim de semana, em Nouakchott.
Atual presidente da União para a Alternância Democrática (UNAD) e antigo líder da Frente Nacional da Defesa da Democracia (FNDD), combateu ferozmente o golpe de Estado do general Mohamed ould Abdel Aziz, de 6 de 2008, contra o Presidente Sidi Mohamed ould Cheikh Abdallahi.
Foi igualmente presidente da Coordenação da Oposição Democrática (COD).
A sua UNAD é membro da Coligação para a Mudança Democrática (CCD) que, juntamente com a União das Forças do Progresso (UFP) e o Reagrupamento das Forças Democráticas (RFD), apoiou a candidatura do atual Presidente Mohamed ould Maouloud às eleições presidenciais de 22 de junho de 2019.
É figura de destaque de um dos maiores grupos de negócios da Mauritânia, presente na logística, no transporte, na consignação (em representação do Grupo Bolloré), na representação de marcas de carro.
Depois da investidura de Mohamed Cheikh El Ghazouani, a 1 de agosto de 2019, ele é o terceiro opositor ao regime de Mohamed ould Abdel Aziz a regressar do exílio, depois de Aziz El Mamy (ex-presidente do patronato) e do célebre banqueiro Mohamed ould Bouamatou.
"É preciso virar a página escura dos anos do regime de Mohamed ould Abdel Aziz, começar a trabalhar para recuperar os anos de desenvolvimento perdidos e deixar a justiça desempenhar serenamente o seu papel no exame de atos de má governação do passado”, afirma uma fonte próxima da UNAD.
-0- PANA SAS/TBM/FK/IZ 10agosto2020