Agência Panafricana de Notícias

Empresariado cabo-verdiano incentiva consumo de produtos nacionais

Praia, Cabo Verde (PANA) - Um programa que visa destacar os produtos nacionais e incentivar o seu consumo pela população cabo-verdiana vai ser apresentado, ainda este mês, pela Câmara de Comércio Indústria e Serviços de Sotavento (CCISS), entidade que reúne no seu seio o empresariado da região sul do arquipélago de Cabo Verde.

De acordo com o presidente da CCISS, Jorge Spencer Lima, o programa, intitulado “Consumir Cabo Verde”, é uma iniciativa que se enquadra no âmbito da promoção da economia, dos produtos e das empresas cabo-verdianas.

Jorge Spencer Lima destaca, a propósito, que em Cabo Verde existem uma gama de produtos com a mesma qualidade do que aqueles que são importados.

No entanto, ele reconhece ser necessário, primeiramente, consolidar as empresas cabo-verdianas para que os seus produtos possam estar em pé de igualdade para concorrer com os produzidos fora do país.

“Todos devemos ter a consciência de que é preciso consumir o que é nosso”, disse o empresário, justificando a iniciativa da CCISS de levar a cabo o “Consumir Cabo Verde”, que vai fazer um forte apelo aos Cabo-verdianos para consumirem “o que é nosso”.

Neste sentido, Spencer Lima considera que a iniciativa é um forte apoio às empresas, aos produtores e à economia nacional, para que o mercado e os produtores e produtos internos se consolidem.

O presidente da CCISS recorda ainda que Cabo Verde tem acordos preferenciais de exportação com a Europa e os Estados Unidos, pelo que o país tem de apostar mais na indústria de transformação de modo a tirar melhor proveito das facilidades que tem de também colocar os seus produtos nesses mercados.

O lançamento do “Consumir Cabo Verde”, que está previsto para 28 de junho, contará com uma minifeira onde estarão expostos os diversos produtos produzidos em Cabo Verde, com destaque para os do agronegócio.

O Governo cabo-verdiano elegeu o setor do agronegócio como um “impulsionador do desenvolvimento e um instrumento fundamental para revolucionar o trabalho no campo e qualificar a produção agrícola”.

Os investimentos realizados no setor já permitiram o aumento da produção agrícola em Cabo Verde que se traduziu também na redução das importações de produtos agrícolas, com realce para os consumidos pelos hotéis que, nos últimos dois anos, registaram uma subida na ordem dos 250 porcento.

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Rural, a quantidade de produtos agrícolas fornecidos aos estabelecimentos hoteleiros, antes importados na sua grande maioria, passou de 57 toneladas em 2010, para 168 em 2011 e 608 toneladas em 2013.

-0- PANA CS/IZ 04junho2014