Empresa petrolífera russa retoma atividades na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) – A empresa petrolífera russa Tatneft retomou as suas atividades de exploração na província de Hamada, no sudoeste da Líbia, anunciou esta terça-feira a Companhia Nacional Líbia de Petróleo (NOC).
"A empresa Tatneft encarregou a companhia árabe para os serviços de exploração geofísica de efetuar estudos sísmicos no bloco 4/82 situado na bacia de Ghadames, sudoeste da Líbia, a fim de concluir um programa sísmico para uma superfície de 200 quilómetros quadrados, cuja execução foi suspensa em 2014”, segundo um comunicado publicado pela NOC.
O diretor do Conselho de Direção da NOC, Mustapha Sanalla, saudou “a mudança e o regresso da empresa Tatneft para exercer as as suas atividades na bacia de Ghadames, o que, a seu ver, traduz a confiança no setor do petróleo e do gás e o seu interesse pela economia líbia”.
A NOC anunciou a imposição do Estado de “força maior” sobre expedições da empresa petrolífera de Mellita, após o encerramento do campo petrolífero al-Fil, no sudoeste do país, na semana passada.
A produção do campo petrolífero de al-Fil, com capacidade para 73 mil barris por dia, foi suspensa na semana passada, após o encerramento ilegal duma válvula no oleoduto da estação de exportação de Mellita.
Sanalla considerou o incidente como "uma outra tentativa criminosa que mina o trabalho da Companhia e prejudica a economia líbia.”
A Líbia produz atualmente um milhão 250 mil barris por dia, devido à insegurança prevalecente no país, enquanto a sua capacidade real é de um milhão 800 mil barris por dia, nomeadamente perto das zonas de produção e de exportação do crude.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 10dez2019