Agência Panafricana de Notícias

Empresa petrolífera angolano-santomense explora bloco em São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe- (PANA) - A SINOANGOLA STP, empresa de capitais angolanos e santomenses, adquiriu os direitos do bloco 2 na Zona Económica Exclusiva (ZEE) de São Tomé e Príncipe por cinco milhões de dólares americanos e prometeu fazer um investimento de 154 milhões de dólares americanos nos próximos oito anos, soube-se de fonte oficial quarta-feira.

Nos termos do contrato de partilha de produção firmado entre a Agência Nacional de Petróleo de São Tomé e Príncipe (ANASTP), e a SINOANGOLA STP, o estado santomense vai encaixar 5 milhões de dólares americanos que deverão ser pagos dentro de 30 dias.

De acordo com uma das cláusulas do contrato, a petrolífera de capital angolano e santomense vai desenvolver projetos sociais superiores a 5 milhões de dólares durante todo o período de pesquisa.

O investimento total a ser feito está avaliado em 154 milhões de americanos durante os oito primeiros anos, mediante a realização de estudos sísmicos, estudos de impacto ambiental, perfuração e avaliação.

A SINOANGOLA STP adquiriu os direitos de exploração do bloco petrolífero na sequência da licitação efetuada a 12 de abril de 2013.

O contrato de patrilha de produção foi firmado domingo, mas o comunicado de imprensa assinado pelo diretor da ANASTP, Fernando Maquengo, apenas foi tornado público quarta-feira.

-0- PANA RMG/TON 09outubro2013