Empresa norte-americana disponível para investir $ oito mil milhões em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - Uma empresa de investimento, desenvolvimento e consultoria norte-americana, Phoenix Global, investirá cerca de oito mil milhões de dólares em Cabo Verde, apurou a PANA de fonte segura.
Sediada em Miami, nos Estados Unidos, a Phoenix Global manifestou esta disponibilidade quarta-feira última na cidade da Praia, visando setores como energias renováveis, a dessalinização de água, transportes, o turismo e a construção, de acordo com a fonte.
Com este propósito, encontra-se na capital cabo-verdiana a presidente da empresa, Larisa Miller, que, juntamente com um grupo de investidores estrangeiros, participa numa reunião sob o lema “Cabo Verde Investiment and Economic Tour 2020” (Investimento em cabo Verde e Viagem Económica 2020), promovida pela empresa "Viva Verde" em parceira com Centro de Desenvolvimento empresarial e de Liderança Pan-africana (PALEDEC, sigla em inglês), sediado na Nigéria.
A presidente da Phoenix Global ira, na ocasião, discutir com o Governo cabo-verdiano para estabelecer parcerias com o setor privado local com vista ao financiamento de projetos em áreas consideradas importantes para o desenvolvimento sustentável do país.
Segundo Larisa Miller, Cabo Verde tem agora uma “oportunidade fenomenal”, com a sua localização geográfica, para se posicionar e aumentar a sua estrutura portuária e tornar-se numa paragem obrigatória para o transporte de carga, do leste ao oeste.
Acrescentou ainda que se o arquipélago cabo-verdiano apostar na capitalização da sua indústria, poderá transformar-se num centro de exportação.
Por sua vez, o representante da "Viva Verde", Olugbenga Adewoyin, recordou que o objetivo da reunião “Investimento em Cabo Verde e Viagem Económica 2020” é mobilizar recursos do mundo para serem investidos em projetos de desenvolvimento em África.
“Nós sabemos que, em África e também em Cabo Verde, existem grandes ideias de projetos, mas há limitação de fundo. É por isso que estamos a fazer esta missão”, disse.
Acrescentou que, ao nível social, as duas organizações já conseguiram mobilizar junto do projeto Peacefullmind Foundation (Fundação Espírito Pacífico), um total de 500 bolsas de estudos a que podem concorrer jovens cabo-verdianos.
-0- PANA CS/DD 30jan2020