Empresa mineira descobre diamante no sul do Mali
Bamako, Mali (PANA) - A Sociedade de Exploração Mineira "Samadou Minning" acaba de descobrir grãos de diamantes em Bongo Tiemala, a cerca de 200 quilómetros a sul de Bamako, após três meses de trabalho de exploração, reforçando assim o potencial mineiro do Mali, soube a PANA de fonte segura.
Depois de ter tocado no famoso metal, a empresa, pertencente a um operador económico maliano, Mamadi Doucouré, pretende agora instalar uma primeira mina de diamantes no Mali, na localidade de Bougouni, a sudeste de Bamako.
Este projeto de mina moderna é, para além da localidade de Bougouni, uma luz de esperança para todo o Mali em geral, sublinha a mesma fonte.
Acrescentou que Mamadi Doucouré e o seu serviço técnico assinalaram que o outro desafio que os espera doravante é obter uma licença de exploração do Governo maliano.
Num ambiente dominado por empresas multinacionais, Mamadi Doucouré só pode contar com o apoio e acompanhamento do Governo de Transição, cujo cavalo de batalha é a refundação e o restauro da soberania do Mali a todos os níveis.
Esta descoberta segue-se à de outros recursos naturais encontrados no Mali, tais como o petróleo e o hidrogénio natural.
O país já produz ouro, tendo, até 2021, produzido mais de 60 toneladas, o que faz dele o terceiro maior produtor africano, depois da África do Sul e do Gana.
-0- PANA GT/JSG/DIM/DD 11junho2022