Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – A empresa mineira canadiana SEMAFO suspendeu quinta-feira as suas atividades no Burkina Faso, depois dum ataque que visou, quarta-feira, uma das suas caravanas, matando 38 membros do seu pessoal, anunciou a companhia num comunicado.
"O sítio de Boungou continua seguro, mas suspendemos as operações por respeito para as vítimas e as pessoas afetadas por estes eventos, e a fim de que as operações decorram em condições mais seguras”, indicou a empresa mineira, acrescentando que “estamos devastados face a este ataque”.
"Continuamos a trabalhar ativamente com todas as autoridades abrangidas para garantirmos a segurança e o bem-estar dos nossos empregados, empresários e fornecedores”, lê-se no comunicado.
A SEMAFO é um produtor de ouro canadiano de calibre intermédio que acumula mais de vinte anos de experiência em matéria de construção e exploração mineiras na África Ocidental.
No Burkina Faso, a empresa explora duas minas, as de Boungou e Mana, com mais de mil e 200 trabalhadores.
Reagindo quinta-feira a este ataque, o Presidente burkinabe, Rock Marc Christian Kaboré, decretou 72 horas de luto nacional a partir desta sexta-feira e exortou o Exército a recrutar voluntários para lutarem contra o terrorismo.
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 08nov2019