Empresa islâmica apoia Benin na luta anticovid-19
Cotonou, Benin (PANA) - O Programa de Pontes do Comércio Árabe-Africanas (AATB), pilotado pela Sociedade Internacional Islâmica de Financiamento do Comércio (ITFC), concedeu ao Benin um financiamento de emergência para facilitar a sua estratégia nacional de luta contra a covid-19, soube-se junto da instituição doadora.
O apoio financeiro permitirá a operacionalização de 17 laboratórios e a garantia do bom funcionamento de 89 centros de despistagem (cada aldeia terá pelo menos um centro de despistagem).
Testes de diagnóstico rápido (TDR) e testes PCR serão utilizados. As medidas de despistagem serão desdobradas prioritariamente para a população que exerce uma profissão de contacto direto e então exposta ao alto risco, nomeadamente os docentes, o pessoal administrativo das escolas, os vendedores instalados perto ou nas escolas, os motoristas de camião, os empregados dos serviços de entrada no território, os profissionais sanitários e todas as pessoas envolvidas no combate à Covid-19.
Esta iniciativa que visa apoiar o país na sua luta contra a propagação do vírus inscreve-se no quadro da resposta da AATB face à pandemia estabelecida pelo Comité Executivo do AATB, que integra o Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID), a Sociedade Internacional Islâmica de Financiamento do Comércio (ITFC), o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA), o Banco Africano de Importação e Exportação (Afreximbank) e a Sociedade Islâmica de Seguro dos Investimentos e Créditos para a Exportação (SIAICE).
Em abril último, lembre-se, o comité decidiu um plano estratégico denominado: “Resposta do AATB à Crise da Covid-19” com o objetivo de reforçar as capaciddes dos países-membros face à pandemia, apoiar e reforçar o setor da saúde nos países africanos e árabes.
-0- PANA IT/IS/FK/IZ 30junho2020