Agência Panafricana de Notícias

Empresa indiana pronta para explorar fosfato e potássio no sudoeste da RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) – Uma empresa mineira indiana, International Trasability System (ITS), instalada na República Democrática do Congo (RDC), está pronta para explorar o fosfato e o potássio na província do Baixo-Congo, no sudoeste do país, declarou o diretor desta sociedade, N.V. Nair.

Falando no termo duma reunião esta sexta-feira com o govenador do Baixo-Congo, Simom Mbatshi Batshia, Nair afirmou que a sua empresa possui capitais para a realização deste projeto.

Ele acrescentou que «chegou a hora da obtenção de autorização de exploração a nível do Governo Central, antes dos estudos de viabilidade.

«O lançamento das atividades de exploração depende do tempo que levar a assinatura dos acordos de parceria entre a ITS e a RD Congo », sublinhou.

A presença do jazigo de fosfato foi assinalada na localidade de Kanzi, a 40 quilómetros da cidade de Boma, no distrito do Baixo Rio, com uma reserva de 30 milhões de toneladas de minérios de fosfato.

Existe igualmente um jazigo de fosfato em Nzobé e na fronteira com a província angolana de Cabinda (extremo litoral norte).

Nota-se também a presença dos jazigos de potássio nas localidades de Kumba, no distrito do Baixo Rio.

-0- PANA KON/TBM/FK/DD 27maio2011