Agência Panafricana de Notícias

Empresa indiana investe $ 750 milhões na retomada de empresa nacional de siderurgia do Zimbabue

Harare, Zimbabue (PANA) – Um conglomerado indiano assinou um acordo de retomada das atividades da grande empresa nacional de siderurgia do Zimbabwe, onde ele vai investir mais de 750 milhões de dólares americanos.

Em virtude deste acordo assinado quinta-feira com as autoridades zimbabueanas, Indian Group Essar Africa Holdings pagará ao Governo deste país um preço simbólico de 45 milhões de dólares americanos para o controlo de 54 porcento das ações de Zimbabwe Iron and Steel Company (Ziscosteel), e das dívidas da empresa que se estimam em mais de 340 milhões de dólares americanos.

Além disso, a empresa indiana vai iigualmente nvestir 750 milhões de dólares americanos em Ziscosteel, a segunda companhia de siderurgia do continente africano, que suspendeu as suas atividades, devido à sua dívida e à avaria das suas fornalhas.

O Governo possuía 89 porcento das ações de Ziscostel, mas conservará doravante 35 porcento das ações, uma minoria de acionistas detém 11 porcento do capital.

No auge das suas atividades, a empresa produzia até um milhão de toneladas de aço anualmente, mas anos de investimentos insuficientes e a má gestão reduziram-na para zero.

O investimento de Essar Africa Holdings será um dos mais importantes obtidos pelo Zimbabue nestes últimos anos, e a empresa indiana iprometeu refletir sobre a construção duma central elétrica para fornecer a Ziscosteel eletricidade.

O Zimbabue sofre dum enerme défice enérgico, produzindo apenas 65 porcento das suas necessidades de eletricidade.

-0- PANA RS/SEG/NFB/JSG/MAR/DD 10março2011