Agência Panafricana de Notícias

Empresa indiana descobre mina de ferro no Mali

Bamako, Mali (PANA) – Uma mina de ferro duma potencialidade estimada em mais dum bilião de toneladas foi descoberta em Talari, a cerca de 365 quilómetros de Bamako, no círculo de Bafoulabé, por uma empresa mineira indiana, desifnada Earthstone, em colaboração com uma empresa maliana, Kadiel Mining, soube a PANA terça-feira de fonte oficial.

As explorações continuam atualmente em profundeza pois os promotores esperam obter até dez biliões de toneladas de minério de ferro cuja concessão cobre uma superfície de 260 quilómetros quadrados.

No início dos trabalhos de exploração, em abril último, até agora, são no total nove corpos de minério de ferro em 45 porcento que foram identificados, ou seja mais de 350 milhões de toneladas de minério maciço e mais de 62 milhões de toneladas de minério residual.

Os trabalhos de extração abragem cerca de mil e 200 metros de profundeza, ao passo que os investimentos atingiram dois biliões e 500 milhões de francos CFA (mais de cinco milhões del dólares americanos) durante o mesmo período.

A produção esperada é de 21 milhões de toneladas em 30 anos, o que permitirá reduzir a dependência da economia nacional do ouro de que o Mali é o terceiro produtor africano, depois da África do Sul e do Gana, e deve criar cerca de 300 empregos durante 20 anos.

Uma outra empresa, Sahara Mining, filial de Sandeep Garg and Company (Índia), já explora um jazigo de mais de dois biliões de toneladas de minério de ferro em Tiéfala, cerca de 30 quilómetros a leste de Bamako, na região de Koulikoro.

-0– PANA GT/JSG/MAR/DD 05julho2011