Empresa hipotecária do Quénia angaria $ 12 milhões em oito bancos
Nairobi, Quénia (PANA) - A Companhia de Financiamento e Crédito Imobiliário (KMRC) levantou 12 milhões de dólares americanos em oito bancos comerciais, anunciou a Cytonn investment, uma empresa de gestão de patrimónios.
Iniciativa do Tesouro Nacional e Banco Mundial (BM), a KMRC foi criada recentemente para fornecer um financiamento seguro a longo prazo a prestadores hipotecários.
A empresa obteve fundos próprios no valor de 12 milhões de dólares americanos em oito bancos comerciais quenianos, dos quais o grupo KCB , que empatou seis milhões de dólares americanos de fundos próprios para uma participação de 25,3 por cento.
O Co-Operativa Bank disponibilizou dois milhões de dólares americanos para 8,4 por cento, os grupos NIC, o HF Barclays Bank of Kenya e o Diamond Trust Bank Kenya desembolsaram cada 500 mil dólares americanos de fundos próprios para uma participação de 2,1 por cento.
O Stanbic Bank e o Credit Bank investiram respetivamente 200 mil e 100 mil dólares americanos de fundos próprios para uma participação respetiva de 0,8 e 0,4 por cento.
Um outro investidor da KMRC é o Governo queniano que, por intermédio do Tesouro Nacional, mobilizou oito milhões de dólares americanos para uma participação implícita de 33,5 por cento.
A ala financeira do Banco Mundial, a Sociedade Financeira Internacional (SFI) e a Shelter África contribuíram com dois milhões de dólares americanos cada para uma participação de 8,4 por cento no capital.
Os outros acionnistas da KMRC são empresas de poupança, tais como Safaricom e Mwalimu National Sacco.
Até ao momento, a KMRC angariou 15 milhões de dólares americanos junto dos seus acionistas, o que representa um engajamento em termos de capital de 24 milhões de dólares americanos, declarou a empresa a Cytonn Investment, no seu relatório semanal sobre o mercado.
-0- PANA AO/ MA/AKA/TBM/IBA/FK/DD 9set2019