Agência Panafricana de Notícias

Empresa de património mineiro brevemente instalada na Guiné

Conakry, Guiné (PANA) – O Presidente da Guiné, Alpha Condé, decidiu quinta-feira instalar uma Empresa Guineense do Património Mineiro (SOGUIPAMI).

Esta decisão surge algumas horas após a adoção da lei da constituição e gestão do património mineiro, pelo Conselho Nacional de Transição (CNT), um órgão consultivo.

A futura empresa será dirigida pelo ex-ministro das Minas, Ahmed Kanté, atualmente ministro conselheiro do Presidente Condé, encarregue das Questões Mineiras.

O decreto presidencial precisa que a SOGUIPAM é uma empresa anónima, unipessoal de gestão do património mineiro que tem por objetivo levantar, conceber, emprestar, colocar investimentos no mercado financeiro ou bolseiro e gerir fundos para financiar a pesquisa geológica e o desenvolvimento do património mineiro.

Ela deverá igualmente receber fundos por subvenção e transferência, controlar, gerir as ações, as participações, os interesses financeiros e comerciais do Estado guineense nas empresas de comercialização, gestão e transporte de minerais e dos produtos derivados.

O capital social da SOGUIPAMI está fixado em cinco biliões de francos guineenses e está dividido em 10 mil partes sociais.

-0- PANA AC/AAS/FK/IZ 12agosto2011