Empresa contrata 61 motoristas cabo-verdianos para trabalhar em Portugal
Praia, Cabo Verde (PANA) Os 61 motoristas contratados em Cabo Verde pela empresa portuguesa Alsa Todi embarcam este fim-de-semana, entre sexta-feira a domingo, para Portugal, onde vão garantir o serviço de transportes públicos na Península de Setúbal, apurou a PANA dee fonte segura.
Conforme a empresa, que assegura os transportes públicos rodoviários nos concelhos de Setúbal, Moita, Montijo, Alcochete, Palmela e Barreiro, na área 4 do serviço Carris Metropolitana, o recrutamento de motoristas em Cabo Verde, com uma “média de idades próxima dos 35 anos”, teve a colaboração de parceiros locais e foi “acompanhado por responsáveis da empresa, que garantiram a aptidão para o exercício de funções com os standards da empresa, num processo formativo que continuará nos próximos dias em Portugal”.
A Alsa Todi adiantou ainda que os novos motoristas têm acordo escrito com a transportadora e apoio da empresa para se instalarem em Portugal, “através de medidas de financiamento da formação, despesas de deslocação e habitação”.
Os novos motoristas, garante a Alsa Todi, já estão vinculados ao novo Acordo de Empresa, que estabeleceu “melhorias das condições de trabalho para estas funções, assim como folgas rotativas, seguro de saúde e prémios de assiduidade”.
Os motoristas são oriundos e residentes na ilha de São Vicente, onde a empresa esteve recentemente a recrutar profissionais e a formá-los para que pudessem integrar as linhas da empresa, que assegura os transportes públicos rodoviários ao serviço Carris Metropolitana.
Para a empresa a contratação destes profissionais serve para suprir a alegada “falta geral de mão-de-obra” em Portugal, enquanto que os profissionais contratados acreditam que vão à procura de “melhores condições de vida, melhor salário, maior qualidade de vida, mais segurança”.
0 – PANA – CS/FK 24 set 2022