Agência Panafricana de Notícias

Empresa congolesa investe $ 3,48 milhões na instalação portuária para atividades pesqueiras

Brazzaville, Congo (PANA) – A empresa Tao ao, de direito congolês, investirá dois biliões de francos CFA (3,486 milhões de dólares americanos) na construção duma infraestrutura portuária destinada a atividades pesqueiras industriais em Matombi, na região de Kouilou, no sul do Congo, soube a PANA em Brazzaville junto do ministério congolês da Comunicação e Imprensa.

Para o efeito, Tao Bao solicitou uma autorização expressa de ocupar uma dependência dominial público, duma superfície de 75.938,47 metros quadrados para concretizar o seu projeto, estimado em dois biliões de FCFA, indica a mesma fonte.

O Governo considera que o projeto visado será criador de empregos diretos e indiretos, e aceita por isso autorizar Tao Bao a levar a cabo o seu empreendimento, para uma duração de vinte anos renováveis.

Porém, acrescentou o Governo congolês, ela (Tao Bao) deve pagar um aluguer e uma caução, conforme o artigo 18.º do decreto de 26 de outubro de 2005, que fixa as modalidades de ocupação do domínio público.

-0- PANA MB/IS/SOC/CJB/DD 2jan2019