Cotonou, Benin (PANA) - A empresa chinesa China Harbour Engineering Company (CHEC) vai realizar a investigação geotécnica para a extensão e a modernização do Porto de Cotonou, soube-se segunda-feira de fontes portuárias.
Selecionada por concurso público, a empresa chinesa efetuará os trabalhos de investigação geotécnica, incluindo 40 perfurações e ensaios SPT (Standard Penetration Test), no mar e na terra, a fim de extrair uma cartografia pormenorizada de subsolos presentes, bem como as suas caraterísticas físicas, na zona do terminal e do projeto de acesso centralizado.
Os resultados destes trabalhos permitirão dispor de dados técnicos para a construção deste terminal com condições do subsolo e determinar o acesso centralizado adaptado.
Segundo o plano diretor do porto, as obras de extensão e modernização integram a criação do novo terminal para mercadoria (granel, cargueiro, etc.), mas também a transferência da travessia atual para o leste
Após os primeiros estudos, a exigência técnica continua a ser uma investigação pormenorizada das condições dos subsolos na zona de construção do terminal.
A CHEC, presente em mais de 80 países, tem quatro meses para entregar os relatórios da campanha de investigação.
-0- PANA IT/IS/SOC/JSG/FK/IZ 19nov2019