Empresa chinesa contrói e equipa liceus na Côte d'Ivoire
Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – Uma empresa chinesa, China Jiangsu International Economic and Technical Cooperation Group, conxstruirá e equipará quatro liceus de excelência e dois profissionais para contribuir para os esforços do Governo ivoiriense para os setores da educação e formação de alunos, soube a PANA de fon te oficial em Abidjan.
Para o efeito, um memorando de entendimento foi assinado quarta-feira última na cidade capital económica da Côte d'Ivoire pela empresa chinesa e pelo Governo ivoiriense, representado pelo ministério da Educação Nacional, Ensino Técnico e Formação Profissional.
A parte chinesa, representada pela diretora-geral da empresa, Yé Ning, vai realizar os estudos de viabilidade, buscar financiamentos e corporalizar o projeto.
As obras de construção e equipamentos dos quatro liceus de excelência são avaliados em 20 mil milhões de francos CFA (167 milhões e 600 mil euros) ao passo que os dois liceus profissionais, 14 mil milhões de francos CFA (117 milhões e 320 mil euros.
As cidades de Bondoukou, San-Pedro, Abengourou e Bouaflé beneficiarão dos liceus de excelência ao passo que as localidades de Sinfra e Didivei terão cada um liceu profissional.
Falando durante a cerimónia de assinatura do memorando acima mencionado, a ministra da Educação Nacional da Côte d’Ivoire, realçou "a cooperação exemplar" existente entre os dois países.
-0- PANA JU/IS/FK/DD 9jan2020