Agência Panafricana de Notícias

Empresa chinesa apoia reabilitação de rede elétrica no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) - A empresa chinesa Forspak International e a Sociedade Nacional de Eletricidade do Congo (SNE) assinaram, em Brazzaville, um acordo de empréstimo num montante de dois biliões de francos CFA para a reabilitação da rede elétrica entre Loudima, no Departamento de Bouenza e Dolisie, em Niari, no sul do Congo, anunciou o Ministério congolês da Energia e Hidrâulica num comunicado.

Este investimento da Forspak prevê a extensão da linha elétrica entre Loudima e Dolisie e a ligação desta empresa à rede nacional de distribuição de eletricidade, numa distância de 8 quilómetros.

Recentemente instalada na República do Congo, a empresa chinesa especializa-se na produção do cimento.

As obras ligadas à sua instalação estão até agora executadas em mais de 50 porcento, segundo o seu diretor-geral, He Zhi Xing.

A produção de cimento por esta empresa chinesa, a segunda após a Sociedade Nacional de Cimentos do Congo (SONOCC), vai permitir reduzir o custo deste produto no mercado nacional.

A construção desta fábrica de cimento inscreve-se no quadro da política de industrialização anunciada pelas autoridades congolesas que pretendem fazer do Congo um país emergente até 2025.

No Congo, a produção do cimento é essencialmente assegurada pela SONOCC cuja capacidade de produção, estimada em 300 mil toneladas, está longe de satisfazer as necessidades do país.

-0- PANA MB/JSG/IBA/CJB/TON 13set2012