Agência Panafricana de Notícias

Empresa brasileira investe na horticultura no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) – A empresa brasileira "Agrícola Famosa" e a Agência de Promoção dos Investimentos e Grandes Trabalhos (APIX) do Senegal assinaram uma convenção de parceria de seis biliões e 500 milhões de francos CFA, ou seja cerca de 13 milhões de dólares americanos, para investir na produção hortícola local e abastecer o mercado europeu de melões de contra-estação.

Um comunicado da APIX transmitido quarta-feira à noite à PANA precisa que a convenção foi assinada pelo presidente de Agrícola Famosa, Luiz Barcelos; pela diretora-geral da APIX, Aminata Niane; e pelo diretor-geral da Agência Nacional do Plano de Regresso à Agricultura (AREVA) , El Hadji Malick Sarr.

A médio prazo, a Agrícola Famosa « deseja, além dos melões, produzir bananas para exportação para a Ásia e a Europa”, um projeto que deve engendrar 300 empregos.

Apresentando a Agrícola Famosa como sendo o maior produtor de melões do Brasil, o comunicado de imprensa indica que a empresa produz 200 mil toneladas de melões anualmente sobre uma superfície de 21 mil hectares.

Segundo a nota, 70 porcento da sua produção é destinada aos mercados inglês, neerlandês, espanhol, italiano e português.

-0- PANA SIL/AAS/SOC/MAR/IZ 14abril2011