Agência Panafricana de Notícias

Empresa angolana explora petróleo em São Tomé e Príncipe

Luanda- Angola (PANA) -- A empresa petrolífera angolana "Sonangol" poderá fazer parte de um consórcio que vai explorar petróleo em São Tomé e Príncipe, no qual terá como parceiras as suas congéneres portuguesa "Galp" e são-tomense "Petrogás", noticiou quinta-feira a Agência Angolana de Notícias (ANGOP).
Citando o deputado são-tomense Aurélio Martins, de visita em Luanda, a ANGOP indica que o Governo são-tomense propôs a Angola e Portugal que a Sonangol e a Galp fizessem parte do consórcio que vai explorar o petróleo na Zona Económica Exclusiva (ZEE) de São Tomé e Príncipe.
Aurélio Martins explicou ainda que existe uma outra zona de exploração entre o seu país e a Nigéria, mas que não será abrangida pelo consórcio a ser criado.
Por outro lado, disse o deputado são-tomense, o Governo do seu país realizou um leilão internacional para a exploração do crude na ZEE.
O deputado defendeu a participação da Sonangol no leilão internacional não só por ser a maior empresa petrolífera em África, mas também pelo "prestígio e credibilidade que já granjeou a nível mundial".
A Sonangol assinalou, a 25 de Fevereiro passado, o 34º aniversário da sua fundação.