Empresa americana fornece vacinas à Líbia para três anos, diz responsável
Trípoli, Líbia (PANA) - Um laboratório norte-americano especializado em vacinas fornecerá uma quantidade suficiente deste produtos para satisfazer as necessidades do país para três anos, anunciou no último fim de semana o presidente do Comité de Direção da Agência Líbia de Apetrechos Médicos, Taher Belkhair.
Para o efeito, um acordo foi assinado no último fim de semana, em Tripoli, entre a agência líbia e o laboratório em apreço, informou Belkhair, durante uma conferência de imprensa.
As vacinas em apreço chegarão à Líbia nos próximos 10 dias, precisou Belkhair, sublinhando que as mesmas satisfarão as necessidades de todos os hospitais e estabelecimentos sanitários durante três anos.
Lembrou, nessa ocasião, que a sua agência assinou um contrato com a empresa americana MSD, uma das maiores fabricantes e produtoras das vacinas de todo tipo no mundo, para as fornecer.
O responsável líbio notou que o contrato envolve igualmente um protocolo de cooperação entre a empresa e o sistema de abastecimento médico, em virtude do qual serão fornecidos os mesmos produtos e serão desenvolvidos entrepostos de medicamentos destinados a estabelecimentos médicos na Líbia.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) forneceu à Líbia, em outubro de 2018, quase quatro milhões 700 mil doses de vacinas contra o sarampo, a rubéola e a poliomielite, bem como dois milhões 750 mil doses de suplementos de vitamina A e seringas.
Estes abastecimentos servirão para a campanha nacional de imunização a ser realizadas na Líbia, em coordenação com a Organização Mundial da Saúde (OMS), com o fito de proteger quase dois milhões 750 mil crianças expostas ao risco de doenças que possam ser prevenidas pela vacinação.
-0- PANA BY/TBM/IBA/FK/DD 17junho2019