Empresa Triton Minerals obtem concessão mineira em Moçambique
Joanesburgo, África do Sul (PANA) - A Triton Minerals, cotada na Bolsa de Valores da Austrália (ASX), garantiu uma concessão mineira de 25 anos para o seu projecto de grafite Cobra Plains, em Moçambique, informou a miningweekly.com.
A Triton detinha anteriormente uma licença de exploração para o projeto Cobra Plains e solicitou uma extensão ou modificação desta licença.
A empresa disse na quarta-feira que o processo de consulta resultou numa concessão mineira muito mais avançada e valiosa.
Cobra Plains tem um recurso compatível com o Joint Ore Reserves Committee de 103 milhões de toneladas, classificando 5,2% de carbono grafítico total e contendo 5,7 milhões de toneladas de carbono grafítico.A área do projeto está localizada a 10 quilómetros do projeto de grafite Balama da Syrah Resources, uma empresa de capital aberto empresa.
“A concessão da concessão mineira de Cobra Plains, com o seu recurso de grafite contido em grande escala de 5,7 milhões de toneladas, significa que a Triton possui agora dois recursos de grafite globalmente significativos com uma mistura diversificada de tamanhos de flocos que podem ser usados para uma gama de aplicações, desde baterias para grafite expansível para materiais de construção”, disse Andrew Frazer, diretor executivo da Triton.
"A atribuição da concessão mineira é uma prova do trabalho árduo da nossa equipa e das nossas actividades de desenvolvimento em Moçambique. A atribuição da concessão mineira acrescenta escala adicional ao nosso portfólio de projectos de grafite em Moçambique e à proposta de valor à medida que continuamos a nossa contínua discussões de financiamento para o projecto de grafite de Ancuabe.”
Entretanto, Triton disse na quarta-feira que prosseguem as discussões sobre a licença Nicanda Hill, que o governo está agora reservando para concurso público, apesar dos esforços da empresa para renovar a licença.
A Triton apelou ao governo moçambicano e está a fazer “todos os possíveis” para obter a renovação da licença, informou a empresa.
-0- PANA AR/MA/BAI/IS/SOC/MAR 1 SETEMBRO 2023