Agência Panafricana de Notícias

Emposse do novo Governo de transição na Líbia adiado para quarta-feira

Tripoli, Líbia (PANA) - A investidura do novo Governo de transição líbio dirigido pelo primeiro-ministro Ali Zeydan, diante do Congresso Nacional Geral (CNG, Parlamento), inicialmente prevista para segunda-feira próxima, foi adiada para quarta-feira, anunciou o porta-voz do Congresso, Omar Hamdane, que não precisou as razões deste atraso.

O primeiro-ministro reafirmou quarta-feira à noite em entrevista à televisão nacional a sua vontade de respeitar escrupulosamente os critérios de transparência em relação à escolha dos membros do novo Governo.

Para o efeito, ele indicou que os ministros propostos foram objeto de verificação a nível da Alta Autoridade encarregue de aplicar a transparência e os valores da cidadania e que qualquer ministro rejeitado por esta estrutura será afastado do Executivo.

Ele garantiu que a rejeição de um ministro pelo CNG "não provocará" uma crise, lembrando que este órgão já rejeitou alguns dos seus próprios membros que não preenchiam os critérios de transparência.

O primeiro-ministro abordou ainda a escolha dos seus ministros, explicando nomeadamente que ele selecionou alguns e que outros foram propostos pelos partidos políticos.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/IZ 8nov2012