Agência Panafricana de Notícias

Empate contra Portugal festejado por adeptos em Abidjan

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- O apito final do jogo Côte d'Ivoire-Portugal foi marcado em Abidjan por gritos de alegria, música alta, cortejos de veículos com bandeiras ivoirienses e um concerto de buzinas.
A equipa nacional ivoiriense acabava de empatar (0-0) contra a sua similar de Portugal, dada como favorita antes do jogo.
O ambiente era frenético nos bairros de Abidjan, onde numerosos adeptos acompanharam o jogo na aldeia do Mundial instalada por um dos operadores de telefonia movel no estádio municipal de Yopougon, a maior comuna da capital económica.
"Consideramos este empate como uma vitória, tendo em conta a prestação dos nossos futebolistas, que não esperavamos", disseram os adeptos.
Vestidos de amarelho, os adeptos, que invadiram muito cedo as instalações do estádio municipal, divertiram-se a acompanhar os "Elefantes" no seu primeiro jogo da sua segunda participação consecutiva nas fases finais do Mundial de futebol, depois da Alemanha 2006.
Os habitantes de Abidjan desertaram, pouco antes do fim da manhã, os seus gabinetes, o comércio e os serviços para se reunir em casa, amigos ou em locais públicos.
"É verdade que tínhamos o jogo na mão, infelizmente no futebol, é o resultado que conta.
Com este espetáculo que acabamos de ver, acredito que a nossa decepção não é tão grande, pelo contrário, isto tranquiliza-nos para os outros jogos", indicou Bernard Yapo, professor duma universidade de Abidjan.
Os Ivoirienses guardam, portanto, esperança para o segundo jogo dos Elefantes previsto para domingo próximo contra o Brasil.