Emissário do Secretário-Geral da ONU já na capital da Guiné-Conakry
Conakry, Guiné-Conakry (PANA) – O representante do Secretário-Geral das Nações Unidas para a África Ocidental e Sahel, o Tchadiano, Mahamat Saleh Annadif, está desde segunda-feira, em Conakry, para se reunir com a Junta militar que assumiu o poder, a 05 de setembro último, com o derrube do Presidente Alpha Condé (83 anos de idade), soube-se de fonte oficial na capital guineense.
O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, antigo camarada da do deposto Presidente na Internacional Socialista (IS) , condenou, desde as primeiras horas, o golpe de Estado e apelou para o regresso imediato de Condé ao poder.
O emissário das Nações Unidas reuniu-se no mesmo dia com o tenente-coronel Mamady Doumbouya, presidente do Comité Nacional para a Mobilização e Desenvolvimento (CNRD), e com os demais membros da Junta, bem como líderes políticos locais.
Esta visita do representante do Secretário-Geral das Nações Unidas para a África Ocidental e Sahel realiza-se a 24 horas da abertura das concertações nacionais propostas pela Junta aos atores sociopolíticos do país, bem como aos líderes religiosos.
Também os diplomatas acreditados no país serão recebidos separadamente.
Uma forte delegação ministerial da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), enviada pelos chefes de Estado da organização sub-regional, reuniu-se sexta-feira com a Junta, bem como com o deposto Presidente, “que está em bom estado de saúde”.
Annadif foi o responsável da Missão Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA) antes de assumir recentemente o seu novo posto na capital senegalesa.
-0- PANA AC/IS/SOC/FK/IZ 13set2021