Agência Panafricana de Notícias

Emissário do Governo iraniano visita Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) – O ministro burundês das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Laurent Kavakure, recebeu em audiência o diretor-geral para África no Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Islâmica do Irão, B. Assadzadeh, para discutir assuntos de interesse comum, segundo um comunicado oficial enviado quarta-feira à PANA.

O diplomata chegou no início da semana em Bujumbura para participar na segunda conferência setorial de seguimento das promessas de financiamento do Quadro Estratégico de Crescimento e de Luta contra a Pobreza (CSLP) no Burundi.

O embaixador B. Assadzadeh apresentou desculpas ao seu interlocutor depois do impedimento de "última hora" do ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, que devia participar pessoalmente na conferência setorial dos doadores, segundo o comunicado de imprensa do Ministério burundês das Relações Exteriores e Cooperação Internacional.

Por sua vez, o chefe da diplomacia burundesa desejou que o Irão aumente o orçamento concedido ao Burundi, recordando que este país continua economicamente frágil depois de vários anos de guerra civil.

O Irão é um dos países que participou ativamente na grande conferência de doadores de fundos bilaterais e multilaterais do Burundi, que foi patrocinada pelas Nações Unidas em Genebra, na Suíça, no mês de outubro de 2012.

Este país da Ásia contribuiu com cerca de 2 milhões de dólares americanos para as promessas globais de Genebra que totalizavam mais de 2 biliões de dólares, dos quais metade foi cumprida, segundo o Governo burundês.

-0- PANA FB/TBM/IBA/CJB/TON 30out2013