Tripoli, Líbia (PANA) – O emissário das Nações Unidas na Líbia, Ghassan Salamé, está, desde segunda-feira, em Benghazi, segunda grande cidade da Líbia no leste, para se reunir com líderes locais, com vista a relançar o processo político no impasse.
Num tweet publicado segunda-feira, a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL, sigla em inglês), indicou que “Ghassan Salamé vai encontrar-se com líderes do leste do país”, sem dar mais precisões.
Facilitador do processo político na Líbia, Ghassan Salamé anunciou recentemente um relançamento dos contactos com diferentes protagonistas da crise na Líbia, com vista a aproximar as suas posições a fim de avançarem para a execução do Plano de Ações.
A UNSMIl elaborou um plano de ações, sob a égide do seu chefe, Ghassan Salamé, relativo à organização duma "conferência nacional inclusiva, que deverá elaborar, de forma consensual, uma agenda eleitoral que contenha a realização das eleições legislativas, um referendo sobre a Constituição e eleições presidenciais.
No entanto, a persistência de divergências entre protagonistas conduziu a um adiamento da organização da "conferência nacional inclusiva, teoricamente prevista para janeiro último.
-0-PANA BY/BEH/SOC/FK/DD 19fev2019