Emirados Árabes Unidos desembolsam $ 30 milhões para G5 Sahel
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Os Emirados Árabes Unidos desembolsam 30 milhões de dólares americanos para apoiar o G5 Sahel, na luta contra o terrorismo e o extremismo violento, indica um comunicado da Presidência do Burkina Faso.
O compromisso foi expresso quarta-feira em Abou Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, pelo seu príncipe herdeiro, a alteza Sheikh Mohamed Bin Zayed Al Nahyan, durante uma audiência concedido ao Presidente do Burkina Faso e do G5 Sahel, Roch Marc Christian Kaboré, que se encontra naquele país do Golfo pérsico desde o mesmo dia.
O também comandante em chefe adjunto das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos disse partilhar inteiramente os pontos de vista do seu interlocutor, sobretudo em matéria de luta contra o terrorismo e o extremismo violento, lê-se na nota.
Para o príncipe herdeiro, a luta contra o terrorismo representa uma luta comum.
Sobre os impactos de desenvolvimento, ele exprimiu a disponibilidade dos Emirados Árabes Unidos para apoiarem o Burkina Faso, com base em pedidos já formalizados.
Segundo o comunicado, Kaboré encontra-se em Abu Dhabi para abordar também a situação de segurança no Burkina Faso e na sub-região, nomeadamente no espaço G5 Sahel.
Durante o seu encontro, ele expôs ao seu interlocutor a problemática do desenvolvimento, nomeadamente em matéria de água, energia e desenvolvimento de empresas.
O Presidente burkinabe comprometeu-se a redinamizar vários acordos assinados, nomeadamente em termos de facilitação e proteção dos investimentos dos Emirados.
-0- PANA TNDD/JSG/IBA/FK/DD 24abril2019