Embarcação com 50 migrantes naufraga ao largo da ilha italiana de Lampedusa
Túnis, Tunísia (PANA) - Uma embarcação com 50 migrantes naufragou, na madrugada desta segunda-feira, ao largo da ilha italiana de Lampedusa, no sul da Sicília, no Mediterrâneo, soube-se de fonte próxima do Fórum Tunisino dos Direitos Económicos e Sociais.
Entre os migrantes figuram vários tunisinos, precisou a mesma fonte, indicando que 22 pessoas foram socorridas e quatro corpos sem vida recuperados dos quais duas mulheres.
Oito crianças figuram entre as pessoas dadas como desaparecidas, acrescentou a fonte. O administrador de Lampedusa qualificou de “ tragédia” o naufrágio da embarcação ao largo do Mediterrâneo.
Numa declaração à imprensa, ele acrescentou que "não se pode permitir e tolerar que pessoas continuem a morrer desta forma”, afirmando que “ se não se tomar medidas sérias haverá outros mortos”.
As informações provenientes de Itália ou da Tunísia não precisam a proveniência da embarcação, mas constata-se hoje que o ritmo dos migrantes clandestinos a caminho da Tunísia e da Líbia para chegar a Itália aumentou nos últimos dias.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados(ACNUR) indicou recentemente que mais de um milhar de pessoas morreram este no Mediterrâneo, o quarto ano consecutivo em que as cifras atingem mais de um milhar de mortos.
Ele pediu aos países da União Europeia (UE) a retomada das operações de busca e de socorros e o reconhecimento do papel importante desempenhado pelos navios das organizações humanitárias para o efeito.
-0- PANA YY/IN/TBM/FK/IZ 7out2019