Agência Panafricana de Notícias

Embaixadores africanos defendem diálogo entre atores políticos no Togo

Lomé, Togo (PANA) - Os embaixadores dos países africanos acreditados no Togo apelaram os atores políticos togoleses para o diálogo como a melhor via para o regresso da paz e da estabilidade ao país.

O apelo foi lançado no termo de uma reunião com o Presidente togolês, Faure Essozimna Gnassingbé, noticiou quinta-feira o diário governamental "Togo-Nouvelles".

Segundo o embaixador do Níger acdreditado no Togo, Fadjimatou Maman Sidibé, que falou em nome dos seus colegas, os diplomatas africanos encorajam as autoridades togolesas e o povo togolês a privilegiar o diálogo "franco e construtivo".

"Estamos no Togo, vivemos no Togo e somos testemunhas de tudo o que acontece atualmente no país. O nosso ponto de vista, enquanto embaixadores africanos no Togo é encorajar toda a classe política e privilegiar a via do diálogo para que a paz e a estabilidade voltem ao Togo", declarou.

Os embaixadores africanos acreditados no Togo querem juntar as suas vozes aos esforços de saída da crise neste país, depois do braço-de-ferro entre o poder e a oposição sobre a espinhosa questão das reformas institucionais e constitucionais que fez uma dezena de mortos, incluindo crianças e elementos das forças de segurança, desde agosto passado.

-0- PANA FAA/JSG/MAR/IZ 02nov2017