Embaixadora sul-africana no Gabão lamenta atos de violência registados no seu país
Libreville, Gabão (PANA) - A embaixadora sul-africana no Gabão, Queen Anne Zondo, exprimiu nesta terça-feira, em Libreville, a dor do seu Governo sul-africano, relativamente a atos de violência registados no seu país.
Falando nas instalações do ministério gabonês dos Newgócios Estrangeiros, em Libreville, onde foi convocada para se pronunciar sobre este assunto, a diplomata sul-africana garantiu que a situação está muito bem controlada e que não corresponde à envergadura que lhe dão as redes sociais.
Tranquilizou às autoridades gabonesas, dizendo-lhes que "as autoridades sul-africanas estão a trabalhar com a Polícia e outros atores sociais para restabelecerem a serenidade e a calma” e que "não existe uma caça a estrangeiros, tal como isso aparece em alguns órgãos mediáticos”.
Por sua vez, o Gabão também tranquilizou os seus cidadãos sobre a segurança dos compatriotas instalados na África do Sul.
"O Ministério dos Negócios Estrangeiros, que está a acompanhar de perto a situação, lembra que nenhum cidadão Gabonês, até ao momento, foi vítima de qualquer ato de violência”, sublinha um comunicado oficial.
As autoridades gabonesas exortaram, no entanto, os seus cidadãos na África do Sul “a serem extremamente prudentes e a não se deslocarem aos bairros identificados como nevrálgicos”.
O ministério gabonês dos Negócios Estrangeiros recebeu nesta terça-feira, em Libreville, a embaixadora da África do Sul no Gabão, para a ouvir sobre a onda de violência prevalecente em Joanesburgo, capital económica sul-africana, onde vive uma importante comunidade gabonesa, essencialmente composta por estudantes.
-0- PANA LAW/JSG/FK/DD 10set2019