Agência Panafricana de Notícias

Embaixadora de Israel despede-se de Angola

Luanda, Angola (PANA) - A embaixadora cessante de Israel em Angola, Irit Savion-Waidergorn, apresentou os seus cumprimentos de despedida quinta-feira, em Luanda, numa audiência que lhe foi concedida pelo Vice-Presidente da República, Manuel Vicente.

Na ocasião, a diplomata israelita, que termina assim uma missão de dois anos, agradeceu ao Governo angolano pelo "apoio incondicional" que lhe foi dispensado durante a sua estada no país.

“Agradeço muito por este encontro de despedida, com a alegria de voltar à casa, mas com tristeza por deixar este país onde fiz muitos amigos. Vou levar Angola no meu coração”, disse Irit Savion-Waidergorn, à saída da audiência com Manuel Vicente, que representou o Presidente José Eduardo dos Santos.

Considerou as relações entre os dois países "muito boas", lembrando que “há muitas áreas de cooperação, muitas são as empresas israelitas que trabalham em Angola, bem como comerciantes e empresas angolanas também envolvidas com Israel”.

Destacando também a cooperação bilateral nas áreas da defesa, dos petróleos e dos diamantes,
ela acrescentou que, nos últimos anos, houve também um crescimento da cooperação bilateral na área cultural, com a vinda de músicos e coreógrafos israelitas a Angola, e a ida de escritores angolanos ao seu país, dos quais uma menina de 14 anos cujo livro foi traduzido em hebraico.

Ainda no quadro dessa cooperação, a Embaixada israelita em Angola envia para Israel, anualmente, cerca de 20 candidatos angolanos para frequentarem cursos em diversos domínios, nomeadamente da agricultura e da administração hospitalar, entre outros.

De 44 anos, Irit Savion-Waidergorn iniciou as suas funções diplomáticas em Angola em 2011, quando passou a representar o seu país também em Moçambique e em São Tomé e Príncipe.

Ela foi a segunda embaixadora de Israel em Angola desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, em 1993, dois anos antes da abertura oficial da Embaixada do seu país em Luanda, então chefiada pela sua antecessora Tamar Golan.

Esta última, primeira embaixadora israelita na capital angolana, veio a falecer no seu país a 30 de março de 2011, na véspera da audiência em que Irit Savion-Waidergon apresentara as suas cartas credenciais ao Presidente Eduardo dos Santos.

Irit Waidergon, oficial do Exército israelita de 1986 a 1989, foi, antes de vir a Angola, embaixadora adjunta na Eslovénia e junto das organizações internacionais em Viena, Áustria (2008-2010), bem como em Portugal (2002-2006); segunda secretária da Embaixada no Brasil (2006-2008) e cônsul-geral em Toronto, no Canadá (1996-2000), entre outras funções.

-0- PANA ANGOP/IZ 1907julho2013