Embaixador norte-americano realça encontro com Presidente de Transição no. Mali
Bamako, Mali (PANA) - O embaixador dos Estados Unidos no Mali, Dennis B Hankins, considerou, terça-feira última, "importante" o seu encontro com o Presidente da Transição neste país, Bah N'Daw.
"Esta visita é importante para se ter uma estratégia que será útil para o Mali, o Sahel e a comunidade internacional", declarou o diplomata no termo da audiência que lhe concedeu no mesmo dia, em Bamako, com o estadista maliano.
O encontro versou sobre a situação de segurança no Sahel, de acordo com ó embaixador norte-americano.
Esteve igualmente presente neste encontro o comandante das Operações Especiais do Comando dos Estados Unidos para África, o general Dagvin RM Anderson, soube a PANA de fonte oficial em Bamako.
O general Dagvin R. M. Anderson está no Mali para se inteirar sobre as realidades do país, principalmente em matéria de segurança.
A sua visita ocorre no momento em que o Presidente norte-americano, Joe Biden, estabelece a sua equipa e implementa a sua política para África.
Primeira potência militar do mundo, os Estados Unidos da América, embora ainda não tenham enviado tropas ao Sahel, ajudam os países desta região africana, na sua luta contra o terrorismo e o extremismo violento, dando-lhes informação, treinos e equipamentos.
Desde 2012, o Mali enfrenta uma crise de segurança acentuada por atentados terroristas que se propagaram a alguns países vizinhos, apesar da presença de forças estrangeiras, nomeadamente a força francesa Barkhane e a da MINUSMA (Missão das Nações Unidas para a Segurança no Mali).
.-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 10março2021