Kinshasa, RD Congo (PANA) - O embaixador de Itália na República Democrática do Congo (RDC) foi morto esta segunda-feira, num ataque contra um cortejo da Organização das Nações Unidas, no leste do país, anunciou o Programa Alimentar Mundial (PAM).
Com o embaixador italiano Luca Attanasio morreram igualmente, no mesmo ataque, três outras pessoas das quais o seu guarda-costas, o motorista e um funcionário do PAM.
Além destas vítimas mortais, o ataque fez ainda vários feridos entre os restantes passageiros que viajavam com a delegação.
A comitiva viajava de Goma, capital da província de Kivu-Norte, para se inteirar de um programa de merenda escolar gerido pelo PAM, em Rutshuru, cerca de 65 quilómetros a norte de Goma, precisa o PAM num comunicado.
"O PAM trabalhará com as autoridades nacionais para determinar os detalhes do ataque, que ocorreu numa estrada previamente autorizada para viajar sem escolta", acrescentou o PAM, observando que está em contacto estreito com as autoridades italianas, através dos seus escritórios na sua sede, em Roma e na RDC.
Segundo a imprensa, o ataque por volta das 10:00 horas locais não imediatamente reivindicado, embora vários grupos armados estejam ativos na região.
-0- PANA MA/ARA/BAI/IS/MAR/IZ 22fev2021