Agência Panafricana de Notícias

Embaixador do Sudão do Sul convocado pelo Sudão

Cartum, Sudão (PANA) - O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Sudão convocou o embaixador do Sudão do Sul, Mayan Dot, em Cartum para protestar contra o suposto apoio do Governo de Juba aos movimentos rebeldes armados sudaneses.

Segundo a Agência Sudanesa de Notícias (SUNA), o embaixador Abdullah Hassan Eissa, diretor dos Assuntos Sul-sudaneses no Ministério dos Negócios Estrangeiros, transmitiu ao embaixador Mayan Dot os protestos do Governo de Cartum contra o apoio fornecido pelo Sudão do Sul aos movimentos rebeldes sudaneses, bem como contra "a campanha hostil ao Sudão na imprensa que levam a cabo os jornais próximos do Governo de Juba".

O embaixador Eissa sublinhou a necessidade de respeitar as convenções internacionais e as relações de boa vizinhança entre os dois países e exortou o embaixador sul-sudanês a dizer ao seu Governo para "cessar o seu apoio e a sua campanha hostil na imprensa".

O diplomata sul-sudanês prometeu transmitir estes protestos ao seu Governo o mais cedo possível.

Contudo, a SUNA não precisou a natureza da campanha hostil na imprensa nem o tipo de assistência fornecida pelo Governo de Juba aos rebeldes sudaneses.

O Sudão e o Sudão do Sul acusam-se mutuamente de apoiar os movimentos rebeldes num e noutro país, mas ambos negam estas acusações.

-0- PANA MO/SEG/NFB/JSG/MAR/TON 16julho2015