Embaixador do Gana convocado com urgência no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O embaixador do Gana no Burkina Faso, Boniface Gambila Adagbila, foi convocado para uma "audiência de urgência" esta sexta-feira de manhã no Ministério burkinabe dos Negócios Estrangeiros, soube a PANA de fonte oficial.
O diplomata ganense foi convocado assim na sequência de declarações do Presidente do Gana, Nana Akufo -Addo, segumdo as quais o Burkina Faso chegou a um acordo com o grupo russo de segurança privada, Wagner, informou a Agência Burkinabe de Notícias (AIB).
Ouagadougou também chamou de volta ao país o seu embaixador em Accra, o general Pingrenoma Zagré, para "consultas", segundo a mesma fonte.
Terça-feira, à margem da Cimeira dos Estados Unidos-África, o Presidente Nana Akufo-Addo manifestou uma preocupação com a presença de forças do grupo russo de segurança privada, Wagner, no sul do Burkina Faso, na fronteira com o seu país.
"Hoje, mercenários russos estão na nossa fronteira do norte. O Burkina Faso agora fez um acordo com o Mali para que as forças Wagner presentes naquele país possam intervir no Burkina Faso", alertou Nana Akufo-Addo.
Acrescentou que "uma mina no sul do Burkina Faso" foi concedida ao grupo Wagner "como pagamento" por seus serviços.
O Presidente ganense disse que “ver Wagner operar na nossa fronteira é particularmente doloroso para o Gana.”
"Para além de não aceitarmos a ideia de as grandes potências voltarem a fazer de África o seu teatro de operações, temos uma posição particular, que sabem, sobre a guerra na Ucrânia, onde fomos muito claros na nossa condenação da invasão da Ucrânia pela Rússia. Portanto, a presença deste grupo nas nossas fronteiras é motivo de grande preocupação para nós", alarmou-se.
O Governo Burkinabé parece ter reagido a este alarme do Presidente ganense esta sexta-feira com a convocação urgentd do diplomata ganense.
Desde 8 de dezembro corrente que o primeiro-ministro da transição burkinabe se encontra na Rússia, recorda-se.
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 16dez2022