Embaixador da Alemanha apela para transferência pacífica do poder na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - O embaixador da Alemanha na Líbia, Oliver Owcza, exprimiu « a sua gratidão pelo anúncio pelo presidente do Conselho Presidencial, Fayez al-Sarraj, da sua vontade de entregar as suas funções à próxima autoridade executiva que deve ser formada pela Comissão de Diálogo”, apelando “ a todas as partes líbias para assegurar uma transferência legítima e pacífica do poder”.
Este anúncio foi feito durante a audiência concedida este domingo pelo presidente do Conselho Presidencial ao embaixador da Alemanha, de acordo com um comunicado publicado pelo Serviço Imprensa do Conselho Presidencial.
O comunicado acrescentou que os dois responsáveis defenderam a importância de aderir aos resultados da Conferência de Berlim, que identificou três vias para resolver a crise líbia, designadamente “ económica, política e de segurança”, conduzindo à organização de eleições legislativas e presidenciais
Por outro lado, o encontro permitiu discutir sobre o dossiê de cooperação bilateral e a contribuição das empresas alemães para os projetos de construção e reconstrução na Líbia, acrescentou a mesma fonte.
Mais cedo no mesmo dia, o presidente do Alto Conselho de Estado, Khaled al-Mechri, examinou com o embaixador alemão, Olivier Owcza, as iniciativas de cessar-fogo propostas. Al-Mechri e Owcza discutiram durante uma reunião na capital, Tripoli “ sobre a evolução da situação política e militar no país”, precisa um comunicado do Alto Conselho.
A nota assinala que as duas partes também abordaram “ as oportunidades para retomar o diálogo político de forma a criar um clima propício para o seu êxito e o papel da Alemanha para fazer avançar o processo político”.
-0- PANA BY/TBM/FK/IZ 20set2020