Agência Panafricana de Notícias

Embaixador angolano despede-se de Presidente libanês

Beirute, Líbano (PANA) - O embaixador de Angola no Líbano residente no Egito, Pedro Hendrik Vaal Neto, apresentou segunda-feira em Beirute ao Presidente libanês, Michel Suleiman, os cumprimentos de despedidas no termo da sua missão.

Durante a audiência, o chefe de Estado libanês ofereceu ao embaixador angolano uma placa que expressa o reconhecimento do seu país pelo esforço desenvolvido pelo diplomata na aproximação entre os dois Estados e em prol do reforço dos laços de cooperação bilateral.

O Presidente Michel Suleiman reiterou o seu reconhecimento pelo importante papel que
Angola desempenha na consolidação do desenvolvimento de África, considerando que se
trata de um parceiro incontornável quando estão em causa assuntos como a paz e a busca de soluções sustentadas para resolver problemas que afetam o mundo de hoje.

Por sua vez, o embaixador Pedro Hendrik Vaal Neto agradeceu a colaboração recebida das
autoridades libanesas para o bom desempenho da sua missão e ressaltou a importância do Líbano para o desenvolvimento da economia angolana, assim como disse acreditar num futuro
reforço das relações entre os dois países.

Depois do Palácio Presidencial, o embaixador Pedro Hendrik Vaal Neto foi recebido pelo
presidente do Conselho de Ministros do Líbano, Najib Mikati, a quem, igualmente, apresentou
formalmente as suas despedidas.

O diplomata angolano informou o chefe do Governo libanês sobre os últimos desenvolvimentos no seu país, tendo recebido elogios do seu interlocutor pela forma
como a comunidade libanesa tem sido acarinhada em Angola.

Ele manteve igualmente encontros com o ministro libanês dos Negócios Estrangeiros, Adnan Mansour, e com membros da comunidade empresarial libanesa que opera em Angola, aos quais reafirmou o interesse do seu país em continuar a contar com eles para o reforço do investimento.

Pedro Hendrik Vaal Neto, que era também chefe da missão diplomática de Angola na Jordânia, no Iémen, no Irão, no Iraque, na Síria e em Oman, foi nomeado recentemente embaixador no Zimbabwe pelo Presidente José Eduardo dos Santos.

-0- PANA/Angop ZMR/TON 19jul2011