Embaixadas e consulados em Cabo Verde encerram serviços devido ao coronavírus
Praia, Cabo Verde (PANA) - As embaixadas e consulados na cidade da Praia, em Cabo Verde, anunciaram o encerramento, por tempo indeterminado, de todos os serviços, como medida preventiva face ao alastramento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), apurou a PANA na capital cabo-verdiana.
A Embaixada de Portugal divulgou uma mensagem para dar conta de que, a partir desta quarta-feira e “até nova indicação”, fica “suspenso o atendimento presencial” na secção consular, relativo a todos os assuntos da área consular, como emissão e renovação de passaporte, de cartão de cidadão, de registo civil e notariado.
“Os utentes que tenham agendamentos em vigor serão contactados logo que os serviços sejam retomados”, refere a mensagem da Embaixada, admitindo apenas receber pedidos urgentes “devidamente justificados”.
Também a Embaixada dos Estados Unidos informou, em comunicado, que, a partir de quinta-feira, 19, vai “cancelar as marcações de rotina” dos serviços aos cidadãos norte-americanos ou de pedidos de visto em passaporte.
“Retomaremos os serviços de rotina o mais rápido possível, mas não podemos fornecer uma data específica do momento em que iremos entrar em contacto com os requerentes já agendados”, acrescenta a nota da Embaixada americana.
Igualmente, a partir desta quarta-feira, fica “suspenso até nova indicação” o serviço de atendimento ao público e pedidos de vistos na Embaixada de Espanha.
Na terça-feira, foi suspensa a emissão em Cabo Verde de vistos em passaporte para 19 países europeus, por tempo indeterminado, com o encerramento do Centro Comum de Vistos (CCV) da Praia, devido à pandemia de Covid-19.
De acordo com uma nota divulgada pela instituição sobre o seu “encerramento temporário”, o CCV da Praia não tem previsão para reabertura.
O Centro recebe pedidos de visto Schengen e documentação necessária para Portugal, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Áustria, Eslovénia, Eslováquia, Estónia, Finlândia, França, Itália, Lituânia, Noruega, Países Baixos, República Checa, Suécia, Hungria, Islândia e Suíça (apenas para emissão de vistos em passaportes de serviço e diplomáticos).
No entanto, o CCV mantém um “serviço mínimo” apenas para a entrega de passaportes que ainda se encontrem nas instalações.
O Governo de Cabo Verde decidiu proibir, a partir de quinta-feira, as ligações aéreas oriundas de 26 países, devido à pandemia do novo coronavírus.
Com esta decisão, na prática, o país fecha-se ao exterior, uma vez que a própria companhia aérea cabo-verdiana, a Cabo Verde Airlines (CVA), já suspendeu também todos os voos de e para fora de Cabo Verde.
Até ao momento, todas as análises aos vários casos suspeitos de Covid-19, em Cabo Verde, deram resultado negativo.
-0- PANA CS/IZ 19março2020